Setembro Azul : O que é Libras?

A Paz!
Como vocês estão? 
Hoje venho falar um pouco sobre a Libras... Conhece? Já ouviu falar? Tem vontade de aprender? E falarei também o que é o Setembro Azul *-* 
Fonte: Google imagens
  Nesse mês de setembro temos algumas comemorações muito importante para a cultura surda e gostaria de aproveitar o mês especial para apresentar um pouco do que eu sei da Libras para vocês... Eu tenho aprendido Libras esse ano com o intérprete da Igreja que eu sou, tinha uma vontade desde muito tempo atrás. Contudo, não tinha oportunidade/prontidão de aprender. Antes de eu abordar o que é a Libras em si, vou explicar sobre o Setembro Azul
Fonte: Google imagens
" O Setembro Azul pode ser entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional  na defesa das escolas bilíngue para surdos, o Setembro Azul é um movimento social motivada por uma critica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais. " Fonte: Setembro Azul
Fonte: Google imagens
    Um dos principais objetivos do Setembro Azul é a inclusão dos Surdos em diversos lugares como: escolas, faculdade e mercado de trabalho. Eu super apoio esse projeto e ainda incentivo a inclusão dos Surdos no Reino de Deus, na igreja e na roda de amigos. Um dos principais motivos de eu está trazendo esse assunto no blog é colocar a curiosidade no coração de vocês de conhecer uma cultura diferente e levar o amor a todos! 

Fonte: Google imagens
" Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores."  Tiago 2:8,9

Fonte: Google imagens
Libras : Língua Brasileira de Sinais
É uma das língua de sinais existentes, no sábado falarei mais sobre outras, que boa parte da comunidade surda usa para se comunicar com os outros surdos e com os ouvintes. Não é mimica galera, há uma organização, há gramática e até mesmo regionalismo. Assim como o Português! 

Por que aprender?
   Creio que a oportunidade de saber falar mais uma língua pode ser muito útil para você e para as pessoas ao seu redor. Muitas vezes por não vermos Surdos na rua e no nosso círculo de amizade achamos que eles não existem, mas a realidade é outra. 
    Uma ilustração para você analisar: 
Quantas vezes você já esteve com problemas sérios na sua casa e seus amigos nem souberam? 
Temos a tendência de escondermos aquilo que as outras pessoas não querem lidar, e assim como você já escondeu muitas coisas da sua vida por medo do que os outros iriam pensar, as pessoas com alguma deficiência auditiva se esconde por não serem aceitas pelos outros.

Como aprender? 
    Na internet tem vários cursos online, tem faculdades que tem a disciplina de Libras como atividade extra curricular e em algumas cidades tem locais com cursos presenciais. Pesquise e busque aprender. Você ira se surpreender depois que começar a se interessar pela aprendizagem de libras. 

Espero que vocês tenham gostado desse post e que por eles vocês entendem aquilo que o Pai tem feito no meu coração. Há diversas formas de amar o seu próximo e deixar ele mais próximo de você é uma delas. 

P.S.: Nem só os ouvidos escutam e nem só a boca fala. Deixe sua mão falar e seus olhos escutarem *-*

Share this:

Join Conversas

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário